Container

Pelotas Convention & Visitors Bureau.

Endereço: Rua Félix da Cunha, 765 - Centro - Pelotas - RS - CEP 96.010-000

Telefone: (53) 3284.8687 -

Slogan publicitário da empresa

Visite

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

RECEBA NOVIDADES POR E-MAIL

Não iremos enviar spam. Você pode cancelar o recebimento quando desejar.

Notícias

MÚSICA : CRIATIVIDADE NAS RELEITURAS DO ZAMBEMBE TRIO

Publicado 07 Mar

Bares, casas noturnas, e eventos sociais como aniversários e casamentos. O Zambembe Trio, que reúne músicos talentosos, está em atividade há quase dois anos. Rafael Martins (violões), Clarissa Garcia (voz) e Hamilton Pereira (guitarra), reuniram-se para tocar do “samba ao rock”. Em fase recente, no entanto, têm adaptado o repertório conforme o local ou evento. A vocalista Clarissa, que cursou canto na UFPel e integrou o Coro Sinfônico Música pela Música, salienta que o grupo mantém a identidade artística. “Por sermos um trio, nossa formação se adapta a qualquer ambiente, desde um bar a um casamento, já que há a possibilidade de ir até mesmo com uma formação maior, caso necessário”, diz a cantora que também tem participado de apresentações dos grupos de choro “Ninho do Pardal” e “Avendano Jr”, bem como é backing vocal do uruguaio Lyber Bermudez. Contatos com o trio: (53) 98105.3890; (53) 98155.8051. E-mail: zambembetrio@hotmail.com

Hamilton Pereira, vocalista Clarissa Garcia e Rafael Antunez Martins

Hamilton Pereira, vocalista Clarissa Garcia e Rafael Antunez Martins

RELEITURAS – O trio já tocou em eventos como a Fenadoce, e espaços como o Bar da Lua, Tu Casa em Jaguarão, Aquimequedo Restoarte no Uruguai. Sobre a sonoridade, músicos divulgam: “A proposta sempre foi a fusão de diversos gêneros musicais. Nós três temos nossas predileções e referências pessoais, assim como muitos pontos de convergência no gosto musical, o que facilita a elaboração do repertório. Trabalhamos com arranjos próprios e nossas influências são muitas, dos mais variados estilos, desde Tom Jobim a George Gershwin, por exemplo. O projeto tem a proposta de fazer releituras de temas diversos com uma dialética própria, porém não descartamos a possibilidade futura de criação autoral. O trabalho com música envolve caminhos aparentemente diferentes, no caso de trabalhos autorais e não autorais, mas que na essência envolvem conhecimento, criatividade, sensibilidade e organização”.

TALENTOS – Rafael Antunez Martins cursa música na UFPel. Violonista e guitarrista, também ministra aulas de música. Tem acompanhado artistas em estilos como o samba, bossa nova, MPB, Pop Rock. Hamilton Pereira nasceu numa família de músicos, e atua profissionalmente desde os dezessete anos. Além de ensinar sobre instrumentos, também acompanha intérpretes como Gahuer Carrasco, Wanessa Boabaid e Priscila Olave.

DESAFIO – O trio almeja, quando desencadear trabalho autoral, a perspectiva de financiamento através das políticas públicas à cultura. Componentes avaliam: “Pelotas é um dos principais centros culturais da região. E tem sediado importantes festivais como os do Sesc e Jazz Festival, atraindo assim músicos e profissionais do mundo inteiro. Além disso, a Secretaria de Cultura da cidade tem lançado editais remunerados para eventos culturais diversos, o que é ótimo. Já no tocante à valorização do músico que sobrevive tocando, seja em casas noturnas ou eventos, o mercado não evoluiu muito nos últimos anos. Mesmo que tenha mudado e se moldado para comportar os diversos movimentos musicais e culturais, a valorização do profissional ainda é pequena. A grande maioria das casas noturnas, paga cachês de quinze ou vinte anos atrás, algo que inviabiliza a estabilidade do profissional que sobrevive tocando. A cena cultural será beneficiada, quando mais casas noturnas valorizarem profissionais sérios, que apresentem bons trabalhos. Também é necessária a retomada do Theatro Sete de Abril, e outros locais para apresentações artísticas”.

Fonte: Diário da Manhã - Por Carlos Cogoy

Compartilhe

Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

Campanha-internas-1490x90

Favicon Atendimento Online Pelotas Convention